sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Encontro Gestar II - 15/09/2009

Objetivos :

  • Identificar elementos linguisticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto ;
  • Analisar mecanismos de coesão referencial;
  • Analisar mecanismos de coesão sequencial .
1- Sensibilização:

Reflexão do texto " Quem precisa saber escrever ? " , crônica de Martha Medeiros - Zero Hora , abril/2005.

2- Aprofundamento teórico - prático :

  • Transpor conceitos novos e sanar dúvidar ;
  • Leitura e debate sobre o conteúdo da unidade 19;
  • Leituras complementares.

3- Atividades da oficina :

Apresentação das cursistas : " A melhor experiência que obtive durante o Gestar II"

4- Avalição :

Preenchimento da ficha de avaliação;
Parecer sobre o curso;
Auto avaliação .

Ótimo: 79%
Bom: 21%
Regular : 0%
Ruim : 0%

" Eu sempre aprendo muito com os livros e com a professora ." Leda Melo
" O material é excelente , os alunos são receptivos , pois são aulas diferentes , que atraem. Infelizmente não consegue-se aplicar tudo , porque não temos cotas de xerox para aplicar as atividades com os alunos . Que tal se fosse reproduzido esse material em livros para o aluno? O curso é muito bom para os que querem por em prática os ensinamentos e técnicas apresentadas ." Marilene Destefani
" Troca de ideias entre cursistas , colocando suas experiências de aula . Sugestões trazidas pela tutora . Não consigo tempo para aplicar as sugestões , às vezes consigo aplicar só uma ideia , mas já é válido." Rejane Athaydes
" Houve troca de experiências , pois conhecemos realidades e trabalhos diferentes . Foi interessante e proveitoso . Os trabalhos apresentados trouxe-nos novas idéias ." Liliane de Lima
" Acho a troca de experiências muito valiosa , podemos aprender muito com as colegas , as diferentes realidade e a deversidade de sugestões que aproveitamos. Gostaria de ver aulas de gramática , associadas a diversos textos , como aplicar para que o aluno consiga associar e memorizar melhor as classes gramticais , por exemplo." Silvana Longhi
" Os depoimentos e trabalhos realizados pelos colegas veio enriquecer os temas estudados ate o momento , além da possibilidade de ampliar a maneira de trabalhar tal assunto com os alunos e conhecer um pouco mais da realidade dos alunos e escolas quanto ao conhecimento de português." Cátia Camargo e Silva
" Essa oportunidade veio para atualizar e melhorar o modo de 'ensinar'. O material de excelente qualidade traz atividades variadas e do cotidiano do aluno que tornam-se atrativas à todos . Os recursos não são muitos , nem por parte dos alunos , nem da escola , torna-se difícil , mas com a criatividade podemos superar ." Carmen Vargas
" Muito bom o encontro de hoje com a exposição dos trabalhos das colegas . O curso é muito bom , batante proveitoso . O material é ótimo de fácil entendimento ." Jaúna Barbizan
" Aprendemos muita coisa , o material é ótimo , as ideias trocadas valem a pena . Pena que é pouco tempo , nossa cota de xerox é pequena , muitas coisas não podemos passar para os alunos . Eu estou gostando destes encontros e adorei os livros , pois é um material ótimo. Tenho aproveitado muito cada sugestão das colegas e dos livros." Adriane Vargas
" A partir das experiências de outras colegas consigo fazer uma avaliação de meus pensamentos sobre as aulas." Silvana Maineri
" As sugestões aplicadas pelas profs. foram válidas e houve motivação e aprendizagem de maneira dinâmica e significativa. " Neiva Marciano
" Aprendi várias coisas assistindo a apresentação de trabalho das colegas." Mábel Martins
" Todo material é ótimo , atividaes diferentes para serem trabalhados com os alunos , acompanhamento das aulas e o paroveitamento está sendo muito bom." Marlene Longhi
" Podemos trocar ideias e passar ao alunos experiências diferentes , então veio a somar os meus conhecimentos ." Solange Silveira

 
5- Dever de casa :

Leitura da unidade 20 , TP5
Aplicar em sala de aula uma atividade , livre escolha , do TP5 ou AAA5 - Unidade 19. Apresentar trabalho do aluno e relatório do cursista.