- Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais ;
- Verificar como se constrói a coerência nos textos ;
- Analisar como se estabele a unidade de sentido de um texto .
1- Sensibilização:
Reflexão do texto " O prazer de ensinar e de aprender " , de Beatriz Ana Zambon Ferronato ;
Socialização de experiências .
2- Aprofundamento teórico -prático :
Transpor conceitos novos e sanas dúvidas ;
Relatos diversos de atividades escolhidas para desenvolver em sala de aula , a diversidade de possibilidades que caracterizam as práticas pedagógicas ;
Suporte teórico e pedagógico : esquema " O texto e sua coerência " , de Ernani Terra e José de NIcola .
Atividades da oficina :
A proposta é a de como se constrói a coerência em diversos textos onde se misturam linguagem visual e verbal.
Trabalho em grupo : entrega de textos para análise - textos publicitários , cartuns de Quino , Marco Aurélio , Iotti , Fernando Gonsales , de Mondillo e de Angeli ; texto humorístico " Por que a galinha pulou a cerca. " , charges . Discussãi e profundidade de reflexão relacionada a relevância da linguagem publicitária no nosso mundo globalizado e orientado para o consumo .
"Um olhar" para os diversos níveis de construção da coerêcia textual .
Leitura dos textos : - Artigo publicado no Jornal de Uberaba , coluna Opinião , em 12/06/2007 , " Uma história pra boi dormir." de Ormezinda Maria Ribeiro ; - "Porque a galinha pulou a cerca ?" texto humorístico .
3- Avaliação :
A avaliação de todas as etapas do processo é parte fundamental . Tudo deve ser avaliado quanto à sua eficácia em sala de aula : os materiais , os objetivos , as estratégias , as metodologias , as atividades desenvolvidas... As anotações a respeito dessas avaliações vão servir de especial ajuda para a continuidade do projeto e das próximas oficinas .
Ótimo : 50%
Bom:50%
Regular : 0%
Ruim : 0%
" Várias atividades para trabalhar com alunos." Silvana Gomes Maineri
" Sugestões ótimas foram apresentadas ." Neiva Marciano
" Trocamos muitas ideias." Adriane Oliveira Vargas
" Estamos tentando amenizar as angústias que o professor passa, percebemos que são as mesmas , com o tempo vai mudar. As angústias de como aplicar a gramática ou que o aluno consiga associar produção com a maneira correta de escrever permanecem." Silvana Longhi
" A formadora está trazendo vários subsídios para enriquecer o trabalho proposto ." Solange Silveira
" Nos esclareceu muitas coisas a respeito de coerência textual. Passou rápido , faltou tempo , mas foi bom . " Mábel
" A professora trouxe vários materais como sugestão para serem trabalhadas . Muito boa aula , atividades diversas que poderemos estar aplicando com os alunos." Marlene Longhi
" Cada vez aprendemos mais e nos identificamos com os problemas que ocorrem nas outras escolas também. Não conseguimos explorar mais os materiais recebidos porque o tempo disponivel fora da escola é mínimo. Que tal aprendermos a gramática ? " Marilene
" Estamos conseguindo aplicar as atividades e podendo obter bons resultrados com nossos alunos. Pena que não são todos os professores que podem adaptar-se a esta nova realidade. Que tal se fosse repassado como aplicar neste método o ensino da gramática ?" Carmen
4- Dever de casa :
Reflita , opine , discuta ... Para a próxima oficina :
Para que usamos a linguagem ? Será que a linguagem também tem seu lado lógico e sistemático ? Entre as situações para as quais usamos a linguagem , será que a de convencer o outro é importante ? Gostamos quando obtemos a reação esperada às nossa ideias ? Como costumamos fazer isso ?
Leitura TP5- Unidade 19 : desenvolver as atividades AAA5 com os seus alunos.