- Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística ;
- Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e da palavra ;
- Relacionar os discursos direto , indireto e indireto livre e alguns recursos expressivos da frase e da enunciação .
Poema : " Mais ou menos " , de Chico Xavier . Momento para expor suas opiniões , socialização , troca de experiências ...
2- Aprofundamento teórico - prático :
- Transpor conceitos ;
- Suporte teórico e pedagógico e sanar dúvidas : Unidade 17
- Perceber a importância das Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA5)
A- Leitura do texto : " Os diferentes estilos " , de Paulo Mendes Campos.
Reescrever a notícia empregando um estilo : Caetano Veloso , Cid Moreira , Sílvio Santos , Lula , Faustão , Bial , Olívia Osório , Boschi , Lagoa das Tradições...
Comentários sobre os estilos usados e as características de cada um .
B- Avançando na prática : página 40.
3- Avaliação : Preencher a ficha
" Sua opinião é muito importante . "
Como qualificaria esse encontro ?
Ótimo : 64%
Bom : 36%
Regular : 0%
Ruim : 0%
" Aprendi o que é estilo e diferenciar de estilística , que ao ler o livro ficou com algumas dúvidas . Gosto muito da maneira acessivel como a tutora aborda e abre os assuntos , nos deixando a vontade ." Rejane Ceron Athaydes
"Aprendi muitas coisas novas e obtive ideias para trabalhar com alunos " Mábel Guedes Martins
" Existem muitas sugestões de atividades para buscar mudar a maneira de trabalhar a língua portuguesa na sala de aula ." Silvana Longhi
" A formadora demonstrou clareza e segurança ao abandonar o assunto nesse encontro , fazendo e proporcionando aos cursistas uma motivação maior tanto pelo curso como para mudanças na prática pedagógica ." Cátia R. C e Silva
" Que a cada encontro posso sair mais motivada a mudar o meu estilo de ensinar ." Carmen Lúcia Rizzon Vargas
" Não temos o tempo necessário para aplicarmos todos os exemplos que os livros citam para os nossos alunos em sala de aula." Marilene Destefani
" Os livros são muito bons , falta tempo para discutir na integra . " Silvana Maineri
" O tempo passa rápido , pois temos muitas coisas boas para aprender e dividir ." Adriane Oliveira Vargas
"Temos , através dos livros , muitas atividades para trabalhar com os alunos ." Liliane
" Conteúdo prático , esclarecedor , atividades variadas. " Neiva P. Marciano
" A professora expõe com clareza os assuntos abordados, dá sugestões muito boas e o material também é muito bom . " Marlene Longhi
4- Dever de casa :
- Unidade 18 - Leitura e estudo / esquema
- Atividades AAA5