sexta-feira, 17 de julho de 2009

Aula 07/07/2009

Devido ao agregamento de novas cursistas foi apresentado e retomado sobre os objetivos , metodologia e avaliações do Programa Gestar II pela coordenadora pedagógica : Neursa Justi .
Participação do grupo das cursistas através do diálogo , conhecimentos , opniões ...

Sensibilização :

Mensagem :

" As palavras nos dizem que estamos destinados a voar , a saltar sobre abismos , a visitar mundos inexistentes : 'pontes de arco-íris que ligam coisas eternamentes separadas '.
Pelo poder da palavra
ela pode agora navegar com as nuvens,
visitar as estrelas ,
entrar no corpo dos animais ,
fluir com a seiva das plantas,
investigar a imaginação da matéria ,
mergulhar no fundo de rios e de mares,
andar por mundos que há muito deixou de existir
assentar-se dentro de pirâmides e de catedrais góticas ,
ouvir corais gregorianos ,
ver os homens trabalando e amando ,
ler as canções que escreveram ,
aprender das loucuras do poder ,
passear pelos espaços da literatura ,
da arte , da filosofia , dos números ,
lugares onde seu corpo
nunca poderia ir sozinho... "


Rubem Alves , A alegria de ensinar.
São Paulo ; Ars Poética , 1994


Momento para reflexão:

  • Participação dos professores , relato das experiências -pontos positivos e negativos - , entrega das experiências (relato do aluno) e relatório da professora conforme encontro anterior .

Aprofundamento Teórico e Prático:

  • Entrega do TP4;
  • Ler e responder Unidade 13;
  • Pontos lidos que tem relevância , comentários e opniões .

Obs: Dividir a turma em grupos de 2 ou 3 elementos .

Dever de casa :

  • AAA4 - Atividades das páginas 15 até 29 (aplicar com o aluno).
  • Páginas 54, 55 e 56 - ler e responder no TP4 .
  • TP4 - Trabalho com os alunos e relatório da professora.

Avaliação do grupo :

*Que bom ...

"Contiuarmos com a experiência adquirindo e executando os temas propostos ." - Solange
"Pudemos trocar experiências , frustrações , ansiedades com relação á aplicação das atividades . " - Silvana Longhi
" Obtive muitos esclaecimentos sobre o assunto , trocamos experiências ." - Mabel
" Participativo , integração muito boa com colegas , troca de experiências ." - Carmen

*Que pena ...

"Não houve tempo de aplicar todas as atividades porque temos projetos na escola. " - Silvana Longhi
"Muitas atividades para pouco tempo." - Marlene
" Poderia ter sido melhor ." - Mabel
" Não temos tempo para lermos todos os livros (TP). " - Marilene
" O tempo para desenvolver tudo isso é muito pouco. " - Carmen

*Que tal ...

"Realizar em quantidades menores de trabalhos , textos a serem lidos , como o espaço de tempo é muito curto. " - Silvana
" Ter mais tempo para as atividades de casa . " - Adriane
" Um tempo maior ." - Mabel
" Irmos mais devagar com as atividades com os alunos para podermos analisar melhor os resultados ." - Marilene
" Desacelerar um pouco ." - Carmen