Objetivos :
- Identificar , reconhecer e distinguir o gênero literário , o gênero não-literário , o gênero poético e suas formas de realização;
- Classificar tipos textuais no processo ensino-aprendizagem : descritivo , narrativo , injuntivo (ou instrucional )n, preditivo , expositivo e argumentativo .
Sensibilização :
" Semente " , em diversos tipos textuais.
- Momento para reflexão : Participação dos professores , relato das experiências . Pontos positivos e negativos das experiências com os alunos . Relatórios das cursistas .
Aprofundamento Teórico e Prático :
- Retomada dos conteúdos , reflexão e transposição didática sobre os assuntos trabalhados nas unidades 11 e 12 .
- Apresentação de um esquema ,resumindo os conteúdos .
- Participação dos cursistas , exposição de observações e críticas , troca de experiências e diálogo interagindo com as colegas .
- Participação da formadora orientando a discussão e dirimindo dúvidas , coordenação dos trabalhos.
- Análise do texto " Tango" . Possibilidades de produzir novovs textos em outros ritmos como o xote, samba , hip-hop , reggae ...
Dever de casa :
- Conclusão do estudo teórico e prático : Unidade 12 - TP3
- Relatório e aplicação de novas práticas.
- Liberdade de escolha :
- Avançando a prática : Páginas 109 e 115
- AAA 3
- Outra experiência .
Avaliação do Encontro :
* Positivos :
" Foram apresentados sugestões , visões diferenciadas quanto a aplicação das atividades." Cátia
" Que a cada encontro aprende-se mais um pouco , amplia-se os conhecimentos ." Mabel
" Podemos ouvir vários relatos das experiências vividas e praticadas em sala de aula ." Liliane , Leda , Marlene.
"Consegui criar expectativas quanto ao meu trabalho , já imaginei através das sugestões como eles irão reagir diante das novas práticas , gostei pois me levou a pensar em novas idéias ." Rejane , Carmen.
" Estou conseguindo adquirir novas técnicas para poder desenvolver aulas mais atrativas para meus alunos." Carmen
" Esclarecemos vários pontos duvidosos e nos tranquilizamos quanto ao andamento dos trabalhos indo conforme a realidade. " Marilene
*Negativos:
" Que devido ao pouco tempo de estudo e apliacação das práticas nem todos os trabalhos poderão ser desenvolvidos ."
"Ainda não atingi meus objetivos , mas acredito que dando continuidade e insistindo com as turmas os resultados serão positivos ." Silvana
" Que a maioria dos alunos demonstraram ter dificuldade em trocar idéias , discutir sobre as questões , faltou argumentação , troca de informações e opiniões ... Apesar das dúvidas eles trabalharam , demostraram ter gostado dos textos e constantemente a professora acompanhou e orientou os grupos ." Silvana Longhi
Posicionamento da formadora:
" Realmente o fator tempo tem prejudicado os estudos teóricos e práticos .
Os encontros do Gestar II ocorrem semanalmente em decorrência acumula-se com muitas atividades nas escolas e o programa não é visto a contento das cursistas.
Acredito que o Rio Grande do Sul ficou prejudicado com a adesão ao programa de forma tardia .
Tem sido um grande desafio criar um ambiente favorável para que haja mudanças , conquistar as colegas ,ter como objetivo modificar os baixoa índices , as estatísticas de aproveitamento e rendimento na disciplina de Língua Portuguesa.
Tentarei apresentar o material de forma mais lenta , de acordo com a realidade , valorizando a prática com o aluno . Como dizem "não levar a toque de caixa ".
Fico em dúvida se é por aí..."
Beeijos e Abraços!
Vera Borges