domingo, 28 de junho de 2009

Curso de Formadores - 2º Encontro 23/06/2009




O segundo encontro aconteceu no di
a 23/06/2009 , com início à
s 18 horas na Escola Padre Efrem . Como combinado , na
mesma noite realizou-se o encontro de
Matemática. As cursistas foram recepcionadas com um lanche tendo como
intenção , criar um ambiente descontraído e caloroso , já que o clima por aqui permanece muito frio .

Inici
amos com a sensibilização , mensagem ' Águia' , após com comentários e reflexões do grupo sobre a mesma. O grande grupo foi dividido em duas salas, conforme inscrições de Língua Portuguesa e Matemática.

Previamente organizei a sala em meio círculo , as cursistas encontraram diversos tipos e gêneros textuais , coisas escritas e encontradas no nosso cotidiano : bilhetes de alunos , receitas , propagandas, cartões postais , classificados... Minha intenção era de provocar um olhar sobre a Língua Portuguesa . Os temas a serem trabalhados :" O que são gêneros ?" , "O gênero como ferramenta. " e "O gênero a serviço da construção do sujeito e da cidadania.".
Foi discutido e debatido o dever de casa , houve manifestações a princípio , de forma negativa, pois declaram achar o material difícil e confuso de ser estudado , que tinha entendido pouco .
Confesso , que foi um desafio muito grande argumentar e convencer o porquê iniciamos
no caderno TP3, que o nosso ensino acadêmico não trabalhou com o conteúdo em foco e por não trabalharmos e estarmos distantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais...
Fui feliz , quando trouxe para o encontro, um estudo , uma reflexão, um olhar diferente de viver o processo com renovação , pois a essência está em aprendermos aquilo que go
stamos . Temos a consciência de mudar , devemos caminhar .
Para ser mais objetiva , exponho a pauta do encontro , dando uma visão do todo :

CURSO GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA
TP3- GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
UNIDADE 9

OBJETIVOS:
1) Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico;
2)Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
3)Classificar características que levam a classificação de um gênero textual.
MOMENTOS:
1) SENSIBILIZAÇÃO : ÁGUIA

2) ESTUDO E REFLEXÃO :
  • Discutir e debater o dever de casa;
  • Leitura e discussão dos textos: "Um olhar sobre a Língua Portuguesa" , "O que são gêneros?" , "O gênero como ferramenta" e "O gênero a serviço da construção do sujeito e da cidadania" .
3) PRÁTICA :
Texto : A casa de jardim .
  • Cada grupo deverá produzir um texto com base nas referências do texto lido :
  1. Vender a casa.
  2. Comprar a casa.
  3. Tentar tombar a casa.
  4. Roubar a casa.
  5. Alugar a casa.
  • Exposição dos grupos e comentários.
4) DEVER DE CASA:
Avançar os estudos :
Ler Unidades 10, 11 e 12 .
  • Aplicar uma das propostas do AAA3 . Trazer no próximo encontro um relatório e um trabalho realizado pelo aluno .
5) AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:




Pontos relevantes da avaliação do encontro
  • Cursistas presentes : 10
  • Como qualificaram o encontro : Ótimo:4 , Bom:6 , Regular : zero e Ruim: zero .
  1. Que bom ...
  • " Consegui sanar algumas dúvidas em relação ao que li no livro . "
  • "Estou animada clareou alguns pontos , percebi que ainda posso inovar . Gostei da dinâmica . "
  • " Houve clareza na exposição dos assuntos pela formadora ."
  • " Começamos a trabalhar a prática de forma mais clara . Podemos melhorar nossas práticas na sala de aula , aplicando gêneros no contexto e não vagamente. "
  • " Que compreendemos melhor os gêneros textuais através da relação do quadro , exposição da formadora e os comentários do grupo . "
  • "Ampliou nossos conhecimentos, abriu a cabeça para experiências novas . "
  • " Estar aberta a novas ideias é importante para mudança na prática das aulas. "
  • " Que estou aprendendo cada vez mais como trabalhar o contexto dentro da sala de aula, sem omitir o uso da gramática , criando oportunidades de interesse do aluno , de acordo com sua realidade . "

2. Que pena...
  • " Devido ao retardo do Rio Grande do Sul em aderir ao programa Gestar II , o tempo é curto para os estudos , aplicação das atividades com os alunos , cumprimentos das tarefas de casa e registro através de relatórios. "
3. Que tal...
  • " Que houvesse mais tempo para realização das atividades. "
  • "Usarmos essas práticas no nosso trabalho diário para vermos os resultados ? "
  • " Continuarmos e seguirmos assim ... "

Disse Jesus: " Tomai sobre vós o meu jugo , e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração ." (Mt. 11,29 )

Até o próximo encontro .
Beijos e abraços.
Vera Borges