quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Encontro Gestar II

Dia 06/10/09 – Trabalhamos com os textos:

Lecionei a todos eles – John White, Tradução e adaptação de Maria Aldina Furtado.
A escola ensina para a vida – José Carlos Leal – Os Pássaros Selvagens, 1986.
Como ponto relevante na discussão dos mesmos, chegamos à conclusão que a língua a ser ensinada na escola vai muito além dos conteúdos gramaticais.
Iniciamos um trabalho em pequenos grupos: Os alicerces da leitura: o papel da gramática no ensino de língua materna. Ormezinda Maria Ribeiro – Aya Ribeiro – Janelas na Construção da Leitura, 2006.
Debate, discussão, reflexão no grande grupo.

Dia 13/10/2009, reuniram-se professores da rede municipal e estadual de Vacaria, juntamente com os membros do Sindicato SIMVA, funcionários da SMED e cursistas do Gestar II, no Clube União Operária, ode participaram de uma palestra com a professora Jussara Dutra Vieira, a qual abordou um Histórico da Educação no Brasil, as lutas e conquistas dos trabalhadores em educação e a importância do Piso Nacional do Magistério. Ficou acordado, com o aval da SMED e coordenadora do Gestar II de Vacaria, que as cursistas deverão realizar uma atividade de oficina livre, com o relato de uma experiência aplicada com sucesso em sala de aula socializando-a no próximo encontro. Ficou decidido também que as mesmas deverão avançar nos seus estudos de aprofundamento teórico-prático. (TP4) Matemática, (TP1) Língua Portuguesa.
Dia 20/10/2009, continuamos a discussão e reflexão do texto do encontro do dia 06/10/2009.
ü Apresentação e relato das atividades realizadas com os alunos.
ü A importância do registro da biografia e o memorial de leitura em nossa vida.
ü O texto como centro das experiências no ensino da língua (unidade 3).
Dia 27/10/2009 texto para sensibilização: A gente decide – Lya Luft – trabalhamos com os objetivos:
ü Caracterizar a norma culta; a linguagem literária e a língua oral e escrita.
Como dinâmica para a sensibilização; trabalho em duplas: “Kit para carregar dentro da gente, do coração... para nossa vida.” Assistimos aos vídeos: Variantes lingüísticas, Vida Maria e outros.
Transpomos conceitos, através de suportes teóricos e pedagógicos, sanando dúvidas – Unidades 1, 2, e 3 – TP1.
Percebemos a importância das atividades: Avançando a Prática e Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA1). Oficina nº 1 – página 169 – TP1.
Atividade para próxima aula – Entrega do relatório da Lição de casa 1 – página 163 – TP1 – Apresentação das experiências com os alunos.
Vídeo – A intertextualidade – Unidade 4 – TP1.