Dia 03/11/2009 – continuamos a discussão no que se refere à intertextualidade, realizamos um aprofundamento teórico e prático: De Fernando Sabino a Machado de Assis: uma releitura de “Dom Casmurro” – Ormezinda Maria Ribeiro – Aya Ribeiro – Janelas na Construção da Leitura – 2006.
OFICINA: A intertextualidade: Memórias Póstumas de Brás Cuba e um texto pessoal sobre um drogado.
Dia 09/11/2009 – devido ao trabalho do Gestar II – Matemática, onde o grupo de cursistas elaboraram e irão aplicar o Projeto no ano de 2009, foi solicitado pela Coordenadora Pedagógica do Gestar II – Vacaria que o mesmo ocorresse com a Língua Portuguesa.
Dever de casa: Unidade 5 – Gramática: seus vários sentidos. No próximo encontro apresentar uma resenha sobre o tema.
Objetivos:
ü Conceituar “Projeto” como um instrumento para que as transformações se efetivem, um plano geral de construção para realizar qualquer ato, intento de fazer alguma coisa, baseado na participação;
ü Identificar e reconhecer a estrutura de um “Projeto”;
ü Elaborar o “Projeto”;
ü Refletir, debater, discutir sobre: A frase e sua organização (Unidade 6 – TP2).
Sensibilização:
ü História em quadrinhos: Horácio do autor Maurício de Sousa;
ü Livros variados sobre a pedagogia de projetos.
Aprofundamento teórico-prático:
ü Transpor conceitos, pesquisa, análise e discussão;
ü Suporte teórico e pedagógico: Guia Geral do Gestar II e Cadernos de Teoria e Prática;
ü Elaboração de um projeto coletivo a ser implementado em sala de aula com base nas diretrizes do programa Gestar II – Língua Portuguesa;
ü Estudo, debate e reflexão: “A arte: formas e funções.”;
ü Apresentação de vídeos sobre o tema. (material do encontro em POA-RS)
Dia 17/11/2009 – apresentação e seleção do material recebido no Encontro do Gestar II – Porto Alegre – oferecido pela professora Aya Riberio. (CD-ROM)
Debate, discussão, análise e reflexão: Linguagem figurada – Unidade 8 – TP2.
Oficina: recorte de figuras de jornal e revistas sobre as figuras de linguagem.
Polígrafo: material de apoio – sugestões de trabalhos, livros, vídeos...
Dever de casa: trabalho em pequenos grupos, divisão das unidades 21 e 22 (argumentação e linguagem e produção textual: planejamento e escrita). Estudo, análise e apresentação ao grande grupo no próximo encontro.