I) Número de cursistas:
14 cursistas.
II) Perfil dos cursistas :
- Graduação :
Pedagogia : 2
- Pós-graduação - curso completo
Língua Portuguesa : 4
Gestão Escolar : 2
Meio Ambiente : 1
Psicopedagogia : 1
- Pós-graduação - curso incompleto
Todas atuam no Ensino Fundamental - 5º a 8º série .
III)Recepção do Gestar pelos cursistas:
Grandes expectativas , pois há muito tempo não realizavam curso específico para a Língua Portuguesa. A promessa de descobrir um olhar diferente sobre o nosso fazer pedagógico . A questão do prazer num processo ensino - aprendizagem .
IV) Dificuldades pedagógicas enfrentadas :
- O conteúdo programático da disciplina Língua Portuguesa distante dos PCNs.
- A princípio , as cursistas encontraram dificuldades em adequar-se ao programa .
- Pouco tempo para os estudos não presenciais , bem como , encontros presenciais conduzidos quase que semanalmente .
- As oficinas , planejadas unidade por unidade , com exceção das primeiras .
- A dinâmica não seguiu conforme a proposta do programa Gestar II.
- Foi positivo , pois flui melhor a reflexão , o debate , o diálogo , o entrosamento e a confiança em vencer o desafio.
Como formadora foi necessário dedicar-se mais aos estudos , ao aprofundamento teórico e prático. Ampliar o tempo para tal , dividir com outras atividades do cotidiano escolar , vencer os medos.
V) A construção do projeto:
Em virtude das dificuldades encontradas , foi comentado sobre o Projeto de forma superficial. Nós formadoras (Língua Portuguesa e Matemática) e coordenadora pedagógica do Gestar II decidimos que este não era o momento , o importante era tecer relações , adquirir confiança , conquistar ...
O projeto será apresentado após o 2º encontro - POA , faremos um encontro com a presença das diretoras e supervisoras das escolas . Criando assim um maior envolvimento e participação de toda escola no programa.
VI) Avaliação e autoavaliação:
O programa vem se desenvolvendo e crescendo gradativamente . Criou-se um ambiente de estudo e aprofundamento no que diz respeito a Teoria e Prática . O incentivo a circulação do saber entre as colegas foi primordial. Procurei 'ir além' , me preparando através de pesquisa , estudo , leitura de diversos textos , apresentando esquemas , resumos e buscando atividades práticas , vindo de encontro aos anseios das mesmas. Vencendo o desafio e os medos de não conseguir 'dar conta do recado' , lutando com as limitações , sendo acima de tudo alguém eternamente aprendiz .
Para todas , cursistas e formadora, o curso ampliou horizontes , já não somos a mesmas, valeu a mensagem da " Águia".
Enfim , ressalta-se os pontos relevantes:
- construção de conhecimento , do fazer reflexivo diante do fazer pedagógico;
- do movimento eclético ação-reflexão-ação;
- da importância da da partilha , do diálogo;
- da qualificação do trabalho conjunto pelo respeito e pela ética;
- dos momentos de argumentação , desencadeando formas de criação.
Por isso , e muito mais que virá , valeu a pena!
Beijos e abraços
Vera Borges